fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Curso

Fatores Humanos e Análise de Confiabilidade Humana em Segurança de Processos

Objetivo

Explorar a temática de fatores humanos ligados a segurança de processos. Ter compreensão da teoria básica de fatores humanos, a relação entre Engenharia de Fatores Humanos e Ergonomia, e as principais técnicas de Análise de Confiabilidade Humana.

Público-alvo

Engenheiros, projetistas, analistas de risco e gestores diretos e indiretos de riscos das operações. Qualquer pessoa que queira desenvolver uma ampla compreensão dos fatores humanos aplicados a projetos de indústrias complexas. Qualquer pessoa envolvida em um papel que tenha ou não responsabilidade direta em segurança de processos; SSMA; projeto; operação; manutenção; padronização; qualidade e prestação de serviços.

Sobre o curso

Datas:

Dia: 22/11/2024 (sexta feira) Horário: 18h00min às 21h00min

Dia: 23/11/2024 (sábado) Horário: 9h00min às 12h00min e 13h00min às 15h00min 

Dia: 29/11/2024 (sexta feira) Horário: 18h00min às 21h00min

Dia: 30/11/2024 (sábado) Horário:  9h00min às 12h00min e 13h00min às 15h00min 

Online e ao vivo via Ambiente virtual de aprendizado da Ensinamentos

20 horas

  • Conceitos e definições de falhas e erros humanos, fatores humanos e fatores influenciadores de desempenho.
  • Grandes acidentes envolvendo fatores humanos e contribuição de fatores organizacionais, tecnológicos e individuais.
  • ‘Aprendendo com incidentes’ versus ‘Aprendendo com trabalho normal’
  • Conceitos essenciais sobre risco e segurança de processo.
  • Requisitos Regulatórios para Fatores Humanos (exemplos: NR e Resolução ANP).
  • Boas práticas de mercado (exemplo: ISO, API, IEC, EEMUA) e guias (exemplos: Energy Institute, IOGP, HSE)
  • Guia de Engenharia de Fatores Humanos, e como aplicá-lo em projeto e em plantas industriais já existentes.
  • Bancos de dados de confiabilidade humana (erro humano x fatores influenciadores medidos em diversas indústrias).
  • Análise de Confiabilidade Humana como metodologia para analisar fatores humanos em análise de risco
  • Técnicas reconhecidas de Análise de Confiabilidade Humana.
  • As nove etapas que uma análise de confiabilidade humana deve ter.
  • Análise de tarefas críticas e o desdobramento para outros tipos de análises de tarefas (exemplo: análise temporal, análise de carga de trabalho, análise de ligação, análise de sequência operacional).
  • Desmistificando o mito de que a Análise de Confiabilidade Humana qualitativa é mais fácil que a quantitativa.
  • Fatores Influenciadores do Desempenho (por exemplo: projeto falho, pressão de tempo, carga de trabalho, fadiga, moral, falta de treinamento, níveis de ruído e sistemas de comunicação)
  • Recomendações de melhoria de fatores influenciadores de desempenho para redução de erro humano
  • Melhores práticas de investigação de fatores humanos em incidentes.
  • Dr. Sc. pelo Programa de Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia UFBA, trabalhando em Confiabilidade e Fatores Humanos.
  • Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1999), Departamento de Engenharia Mecânica. Dissertação: “Um Novo Método para Avaliação de Falhas Humanas em Tarefas de Manutenção de Aeronaves”
  • Pesquisador da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e FUNDEB (Fundação para o Desenvolvimento de Bauru – São Paulo) em Confiabilidade (empresa de geração de energia COPEL, 2018-2020) e Confiabilidade Humana (empresa de geração de energia AES Tietê, 2019 em diante).
  • Professor do MBA em Gestão da Manutenção SENAI CIMATEC e UNIFACS – Universidade Salvador de 2004 a 2013.
  • Pesquisador da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e FUNDEB (Fundação para o Desenvolvimento de Bauru – São Paulo) em Confiabilidade Humana (2011-2013): “Metodologia e plataforma computacional para avaliação da confiabilidade das atividades humanas na operação e manutenção em geração de energia elétrica”
  • Coordenador de Projeto de Transferência de Tecnologia em Análise de Vibrações e Gestão de Manutenção, convênio com o Governo da Alemanha, Instituto GTZ (2003).
  • Consultor em Confiabilidade Humana para a Petrobras Refinaria de Petróleo (2008-2013), Petrobras Exploração Onshore (2013), SAMARCO Minas de Ferro (2012-2013), GERDAU-USIBA Usina Siderúrgica (2009-2010), AES Tietê Geração Hidrelétrica (2011-2012), CSN Usina Siderúrgica (2018), TERNIUN Usina Siderúrgica (2017 e 2020).
  • Avaliação do Sistema de Implantação do Sistema de Controle e indicadores de manutenção de uma Empresa de Água e Esgoto (2005).
  • Responsável por levantar itens de risco para Inspeções Obrigatórias identificadas em tarefas de manutenção em aeronaves (1995-2001). Analista para revisão de procedimentos de instalação de aeronaves de turbina a gás – sistemas turboélice (1996). Responsável técnico pela produção de conjuntos, montagem de aeronaves e cálculo estrutural na Paradise Indústria Aeronáutica – Bahia. – Projeto de exportação para os EUA (2006 – 2007).
  • Gerente de Engenharia e Garantia da Qualidade dos serviços de manutenção de aeronaves no Grupo VARIG – NORDESTE LINHAS AÉREAS REGIONAIS – (1995-2000)
  • Gerente Operacional e de Negócios do Departamento de Tecnologia Automotiva, Manutenção Mecânica e Industrial do SENAI-BA (1999 – 2003).

O certificado é gratuito e estará disponível no Sistema acadêmico após 7 dias da conclusão de todas atividades.

Os certificados serão fornecidos aos participantes com frequência igual ou superior a 75% da carga horária do curso.

Certificação

Todos certificados emitidos pela Ensinamentos SA são validados de acordo com a Lei nº 9.394/1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e o Decreto Presidencial n° 5.154/2004, tornando legítima a oferta de cursos livres para promoção e desenvolvimento de habilidades de todos cidadãos.

Nos certificados são emitidas as informações pessoais do aluno, nome completo e Cadastro de Pessoa Física (CPF), título do treinamento, carga horária, conteúdo programático, assinatura do instrutor e informações referentes sua validade de acordo com legislação vigente.

Dúvidas frequentes

Como podemos ajudar?

As formas de pagamentos são com Cartão de crédito ou Boleto bancário.

O contato pode ser feito pelo Fórum de dúvidas no Sistema acadêmico, videoconferência, por e-mail e também por nossas redes sociais.

De acordo com o Código de defesa do consumidor, o contratante tem o direito de cancelamento em até 7 dias. 

É necessária conexão com a internet, preferencialmente banda larga, para apresentação satisfatória das aulas. Não é necessário realizar download de software em seu computador para acessar o curso. O contéudo também poderá ser acessado em  qualquer Smartphone ou tablet conectado a uma rede 3G/4G/5G ou Wi-fi.

Junte-se à nossa rede