A Ensinamentos traz mais uma formação completa e de qualidade.
Torne-se um Analista em Geoprocessamento, sendo capaz de utilizar todas as ferramentas de SIG aplicado ao QGIS, Análise espacial no ArcGIS Pro, Google Earth Engine, Python aplicado ao QGIS e ArcGIS, Sensoriamento Remoto, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Banco de dados geográficos e Geomarketing.
Nossa plataforma educacional excepcionalmente versátil e eficiente que pode transformar a experiência do seu curso. Sendo projetada para atender às necessidades de educadores e alunos, proporcionando um ambiente online robusto, interativo e altamente personalizável.
Estudantes e profissionais de Geografia, Engenharias, Geologia, entre outras áreas, que desejam iniciar ou se aprimorar.
O curso tem duração de 420 horas entre os exercícios práticos, videoaulas e leitura complementar.
O conteúdo inicia do básico, desse modo o estudante não necessita de conhecimentos prévios para iniciar.
O material do curso consiste em:
Orientações de acesso a Bibliografia do curso.
Videoaulas gravadas;
Apresentações das aulas;
Scripts e dados utilizados das práticas guiadas;
Base de dados geoespacial nacional e internacional;
Projetos temáticos.
Receba o título de Analista em Geoprocessamento, por meio de um certificado reconhecido pelo CREA.
Cartografia temática:
Comunicação cartográfica e projeto cartográfico;
Sistemas de informação Geografica (SIG):
Definições de um SIG e componentes de um SIG;
Modelos de dados e estruturas de dados;
Operações com dados espaciais:
Qualidade geométrica e semântica dos dados espaciais:
Fontes de erros nos dados espaciais, Fatores que afetam a confiabilidade dos dados espaciais.
Validação e Projeto temático.
Geotecnologias;
Iniciando um projeto com o ArcGIS;
Customize the ribbon options;
Model Builder em ArcGIS;
Living Atlas;
Criação e Edição de dados Vetoriais;
Exportação e importação de dados de uma planilha;
Dados alfanuméricos e tabela de atributos;
Simbologias e Rótulos;
Análise espacial simples com ferramentas de Geoprocessamento;
Obtenção de imagens de satélite (dados raster);
Georreferenciamento de imagens;
Composição colorida de imagens de satélite;
Confecção de mapas temáticos.
Módulo 01 – Introdução à cartografia temática
Módulo 02 – Sistemas de informação Geográfica (SIG)
Módulo 03 – Modelagem de um SIG
Módulo 04 – Banco de Dados Geográficos: Arquitetura
Módulo 05 – Banco de Dados Geográficos: Extensões e aplicativos
Módulo 06 – Aplicativos Geográficos
Módulo 07 – Projeto temático
Módulo I: Sistemas de Informação Geográfica;
Módulo II: Python – Introdução;
Módulo III: Importando camadas usando o Pyqgis;
Módulo IV: Fundamentos de Python;
Módulo V: Manipulando Dados Matriciais e Vetoriais;
Módulo VI: Recursos para a criação de mapas temáticos;
Estudo de Caso de Análise Espacial.
I. A agricultura e o sensoriamento remoto;
II. Sistemas sensores;
III. Ciclo fenológico, calendário agrícola e tipos de ciclo das culturas agrícolas;
IV. Comportamento espectral de alvos agrícolas;
V. Índices de Vegetação;
VI. Elementos de interpretação de imagens de sensoriamento remoto;
VII. Séries temporais de alvos agrícolas
VIII. Interpretação de alvos agrícolas a partir de imagens orbitais;
IX. Monitoramento agrícola por Sensoriamento Remoto.
Módulo I: Introdução
Módulo II: Conceitos
Módulo III: Filtros
Módulo IV: Funções
Módulo V: Loops
Módulo VI: Importando e exportando dados da plataforma;
Módulo VII: Criação de Mosaicos
Módulo VIII: Bandas espectrais
Módulo IX: Redutores
Módulo X: Mascarando Nuvens
mascarando nuvens
Módulo XI: Classificação
Classificação supervisionada
Classificação não supervisionada
Módulo XII: Gráficos
Módulo XIII: Aplicativos no GEE
Módulo XIV: Plugin QGIS
Módulo XV: Estudo de caso
Módulo 01: Introdução ao CAR
Módulo 02: Ambiente SIG e Confecção de CAR
Módulo 03: Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SICAR
Módulo 04: Retificação do CAR
Módulo 05: Aplicações no site oficial
Abordagens do programa de regularização ambiental;
Plano de Regularização Ambiental (PRA): O que é, e quando aderir;
Conceitos Sobre Passivo Ambiental, Compensação de Área Degradada;
Identificação de Áreas de Topo de Morro e demais Áreas de Proteção Ambiental
Possui graduação e Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Analista e Professor em Sistemas de Informações Geográficas. Atua com foco nas temáticas em Desastres ambientais, Geotecnologias, Modelagem e Climatologia. Atualmente coordena Pós-graduação em Geoprocessamento.
Engenheira Cartógrafa e Agrimensora pela Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui (UNIPAMPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente participa do Grupo de Trabalho de Solos vinculado à rede Mapbiomas Brasil. Possui experiência em projetos com utilização de dados satelitários e algoritmos de aprendizado de máquina.
Geógrafo formado pela UFRGS e Especialista em Geoprocessamento (PUC). Tem experiência atuando com geotecnologias aplicadas aos mais diferentes setores como: Meio ambiente, Governança, Saneamento e mais recentemente mercado imobiliário.
Mestre em Engenharia de Processos e Engenheira Ambiental pela Universidade Tiradentes de Aracaju. Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela FERA, tendo atuado na área ambiental na Secretária Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Multserv Comércio e Serviço LTDA. Técnica em Química (CEFET-SE)
Jorge da Paixão Marques Filho atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na sua formação tem experiência na área de Geociências com ênfase nos seguintes temas: Geomorfologia, Geomorfometria, Geoprocessamento, Modelagem Ambiental, Sensoriamento Remoto e Uso e Cobertura da Terra.
Engenheira Florestal pela UFRA, Mestre em Engenharia Florestal pela UFPR, especialização em andamento em Ciência de Dados pela UTFPR.
Atualmente é analista desenvolvedora na Empresa Agrosatélite com atuação no mapeamento de agricultura e silvicultura no âmbito do Projeto MapBiomas Brasil.
Possui graduação em Geografia e Mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência com Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto tendo atuado na área de meio ambiente e agricultura.
Acadêmica em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na Universidade Federal Rural da Amazônia. Atua com pesquisa e extensão do Projeto Empodera Geo. É integrante do grupo de pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia da Amazônia – GECTAM. Tem experiência em assuntos sobre Cadastro Ambiental Rural – CAR e Mapas para Licença Ambiental Rural – LAR.
Bacharel em Oceanografia e Mestranda em Oceanografia. Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Big Data e Inteligência Competitiva, e; Segurança do Trabalho em Meio Ambiente. Atuou em projetos de Planejamento de Gestão Ambiental Estratégica. Bem como, participou da Elaboração de Planos de Intervenção Ambiental. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Python, Modelagem Hídrica, Processamento Digital de Imagens (PDI) e Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Engenheira Agrimensora e cartógrafa pelo Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes (IFSULDEMINAS). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná.
Possui graduação e atualmente Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), este realizado no Laboratório de Geomorfologia do Quaternário (LABGEO/UFV) e escola do ensino básico. Realizou intercâmbio pela Fundación Salvando Sueños na Colômbia. Atualmente coordena um projeto de empreendedorismo ligado ao Geomarketing e a inteligência geográfica, este pré-incubado no Parque tecnológico da UFV
Todos certificados emitidos pela Ensinamentos SA são validados de acordo com a Lei nº 9.394/1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e o Decreto Presidencial n° 5.154/2004, tornando legítima a oferta de cursos livres para promoção e desenvolvimento de habilidades de todos cidadãos.
Nos certificados são emitidas as informações pessoais do aluno, nome completo e Cadastro de Pessoa Física (CPF), título do treinamento, carga horária, conteúdo programático, assinatura do instrutor e informações referentes sua validade de acordo com legislação vigente.
“Curso com vários conteúdos muito bem explicados. Gostei especialmente do conteúdo sobre CAR”.
O acesso é válido por 2 anos!
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O contato pode ser feito pelo Fórum de dúvidas no Sistema acadêmico, videoconferência, por e-mail e também por nossas redes sociais.
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